Festa do Enterro

porGui Came

Festa do Enterro

Ô cambada de Beudo Nojento, to aqui hoje pra falar da Festa do Enterro! Isso mesmo, juntamos os cervejeiros de panela de Belo Horizonte e região para abrir uma cova no Dia de Finados. Tudo isso, para enterrar algumas cervejas, e fazer disso uma festa. Ano que vem exumaremos as queridas garrafas e aproveitaremos para enterrarmos outra leva.

logomarca da festa do enterro, um caixao com uma cruz formada por uma pá e uma garrafa de cerveja

Logo e Adesivo da Festa do Enterro

 

Ideia

Tudo começou a um tempo atrás, na ilha do sol…. Não não não, nada disso, tudo começou no Festival da Confraria Cervejeiros do Brasil. Levei uma Double Oatmeal Stout e o confrade recem-conhecido Gabriel Mussiat (Maniacs, ex-WayBeer, ex-Zip Line) elogiou tanto a cerveja que acabou confessando 2 bombas. A primeira (momento ego inflado) é q a minha humilde cerveja tinha sido uma das melhores oatmeal stout nacionais que ele já bebeu, a segunda e mais importante/interessante, é que ele tinha em casa uma garrafa de uma Oatmeal Stout envelhecida em barris de Cabernet Sauvignon da Zip Line (cervejaria que ele trabalhou nos USA) que já estava guardada há 5 anos.

homens em votla da mesa bebndo e copo com cerveja envelhecida 5 anos

Dumorro, Gabriel Mussiat e Gui Caram bebendo o estoque | Oatmeal Stout envelhecida em baú de Cabernet Sauvignon engarrafada a 5 anos

Quintal e divulgação

Como me conheço muito bem, sempre soube que jamais conseguiria guardar uma cerveja por mais que 6 meses. Por isso tive a ideia de aproveitar do meu quintal e enterrar o que sobrou dessa leva. Mas como um bom beudo jamais se embebeda sozinho, preparei um caixão maior do que o previsto e soltei o convite para os cervejeiros da região, o convite rodou rápido, facebook e whatsapp ajuda bastante nessa hora. Tamanha foi minha surpresa que os cervejeiros e cervejeiras profissionais já estavam sabendo do evento! Foi numa conversa dessa que encontrei com a Fabiana Bontempo da Cervejaria Brücke, que estava super animada para participar e ajudou na realização disponibilizados por um preço módico 1 barril de Summer Time, uma Session IPA para ajudar a refrescar os coveiros.

choppeira e banners

Came Bier com apoio da Cervejaria Brücke

Festa do Enterro

Tudo preparado, pá, enxada, pacetta, cavadeira, caixão montado, adesivos impressos, cera derretida, música na caixa, quintal podado e choppeira gelada…

Uma pequena espera, e pouco a pouco foram chegando os convidados mórbidos. Cada um com suas preciosidades para serem enterradas, a medida que iam chegando, ganhavam adesivos e se preparavam para a selagem com cera. Giovani da Tofempz e Fabão da Fire in the hole, respectivamente de São Paulo e Jundiaí, enviaram suas cervejas pelos Correios e apesar de não poderem ajudar a cavar, estavam presentes em espírito e cervejas.

Cada chegada trazia uma nova onda de ânimo na escavação, até que depois de muita escavação e cerveja, atingimos uma profundidade considerada o suficiente para que em um dia de escassez de cerveja eu me canse ou durma antes de atingir o caixão…

Para finalizar o enterro, contamos com a ajuda de uma corrente humana e um drone para fazer as fotos aéreas. Valeu Rodrigo!

tenda sobre o quintal

Tenda para os coveiros

corrente humana de cerveja

Corrente humana

cova aberta

Cova funda

Caixa com cervejas

Caixão com cervejas

pessoas com ferramentas ao pé da cova

Turma de coveiros

cruz e rosa em cima da cova

Enterradas

 

Participações

Como bem disse lá em cima, contactei vários cervejeiros de Minas Gerais e de outros estados também, afinal de contas, homebrew é um hobby sadio e a internet possibilita encurtarmos distâncias, alguns conseguiram mandar cerveja, outros mesmo morando perto tiveram contra-tempos e não levaram as garrafas, mas num rompante de brasileiridade deram um jeitinho de participar da Festa do Enterro, contamos com Tulio da Verace que estava produzindo enterrando na área da fábrica em Nova Lima e Jamal Awadallak do Beer School enterrando em seu próprio quintal em Toledo no Paraná.

 

 

É isso galera, ano que vem desenterraremos as cervejas e manteremos a tradição de realizar essa festa anualmente. Até lá!

Acompanhem em breve todas as fotos em www.festadoenterro.com.br

 

Comente!

Comentários!

Sobre o Autor

Gui Came administrator

Cervejeiro, beudo nojento, mochileiro e programador não necessariamente nessa ordem.

%d blogueiros gostam disto: