Reaproveitamento de Leveduras Colheita e Lavagem Aspectos Práticos

porbeerbot

Reaproveitamento de Leveduras Colheita e Lavagem Aspectos Práticos

LEIA COM ATENÇÃO
Os procedimentos listados aqui são uma síntese ilustrativa do processo de lavagem (rinsagem) da lama e bottom-cropping descritos nos livros Yeast: The Practical Guide to Beer Fermentation ¹, Brewing Yeast And Fermentation² e muitos outros.

Todos os dados falados (como estimativas de células) são uma aproximação grosseira e valores mais precisos necessitam de procedimentos avançados.

O processo em geral funciona, mas um desempenho ideal só pode ser alcançado em condições laboratoriais.Toda lama coletada, além das leveduras boas, terá bactérias e leveduras ruins em sua composição, que podem ter vindo do processo de aeração do mosto, do fermentador, do próprio processo de lavagem ou de fontes diversas, então, cada vez que se aplica a coleta e a lavagem em uma mesma cepa de leveduras, a concentração desses organismos indesejáveis aumenta.
Além disso a levedura sofre naturalmente mutações, que com o passar do tempo podem trazer características não desejáveis para sua cerveja.

A coleta da primeira fermentação (que teve as leveduras provenientes da fonte original) é muito difícil de dar problema caso se mantenha a sanitização. A concentração de bactérias e leveduras indesejáveis será muito baixa e em geral pode-se usar sem problemas. Porém eu sugiro fortemente que experimente e aperfeiçoe as técnicas aos poucos, em lotes pequenos inicialmente, porque em vez de economizar dinheiro, você pode é acabar perdendo muito com malte, Lúpulo e tempo.

Referências
1 – Yeast: The Practical Guide to Beer Fermentation. Chris White, Jamil Zainasheff. Brewers Publications, 1 de fev de 2010 – 304 páginas
2 – Brewing Yeast and Fermentation Christopher Boulton, David Quain. John Wiley & Sons, 15 de abr de 2008 – 656 páginas

Outros vídeos abordando o assunto
https://www.youtube.com/watch?v=lPYUFJ4bPD4
https://www.youtube.com/watch?v=z5NKfMf-yls
https://www.youtube.com/watch?v=jS5Cqm_q9lk
https://www.youtube.com/watch?v=ay7oVbQNiGI

Comente!

Comentários!

Sobre o Autor

beerbot author

O mais rápido compartilhador de beernews!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: